História

Fundada em março de 2005 por um grupo de amigos para participar da Primeira Gincana Municipal de Minas do Leão, a Equipe Detenidos sempre participa com empenho e espírito de equipe em busca da meta principal. Hoje a Detenidos é a equipe melhor sucedida em nosso município, sendo campeã por quatro vezes e vice-campeã em outras duas oportunidades. Também é uma das maiores equipes da cidade em número de membros.

Hoje, além da Gincana Municipal de Minas do Leão, a Detenidos participa da Gincana de São Jerônimo, Rolante, Gravataí, Taquara, Butiá e Charqueadas, apoiando as Equipes Phoenix, Equi Tu Tem Com Isso,  Retalho, Paranoia, Mocó do Borogodó e Só Pra Nós, respectivamente.

A Equipe Detenidos é maior vencedora da Gincana de Minas do Leão tendo 4 Títulos Municipais, sendo que os 3 últimos foram ganhos de forma consecutiva, se tornando uma das maiores vencedoras da região carbonífera nos últimos anos. Foi  a 1ª equipe a alcançar os títulos de bicampeã, tricampeã  e também tetracampeã da gincana.



A origem do nome Detenidos

"Detenido" é uma palavra de origem espanhola, que significa: "Presidiário, preso, prisioneiro". Esse nome surgiu quando um grupo de amigos que estudavam juntos no Ensino Médio, fizeram alguns "filmes" para trabalhos na escola na disciplina de Espanhol. Dentre esses filmes havia um em especial, cujo o personagem era um louco, maluco que salvava o mundo. Até aquele momento para aqueles amigos, a palavra Detenido tinha como significado "retardado, maluco, louco", só depois foi descoberto o verdadeiro significado. Com a popularidade dos filmes na escola, não demorou muito para surgir um time de futsal com o nome Detenidos.

A partir desse momento, quase tudo que era criado utilizava a marca Detenidos, e assim foi também com a Gincana. Hoje o nome é popular em todo município, e até mesmo no estado, conhecido como a equipe mais vitoriosa de Minas do Leão.