13 de jul. de 2011

Organizando Gincanas

Para muitas equipes, gincaneiros e pessoas em geral, organizar uma gincana é garantia de divertimento, onde normalmente só se ganha, em nada se perde. Pode parecer uma tarefa fácil pra quem vê de fora, mas não é! Muitas vezes só estando do outro lado, organizando uma gincana, é que se tem noção do quanto trabalhoso é se preparar para realizar uma gincana bem organizada.

Quem pensa que é simplesmente fazer algumas tarefas e entregá-las para as equipes no dia da gincana, estão muito enganados. Muitas vezes são meses se preparando, com frequentes reuniões para ajustar todo e qualquer detalhe. É preciso ter foco em muitas coisas, como horários de entrega e recebimento das tarefas, prestar atenção nas pontuações de todas as tarefas para fazer uma gincana balanceada, imaginar como sua tarefa pode ou não falhar para não dar margens para reclamações das equipes participantes, etc.

Enfim, é uma missão muito difícil e muitas vezes alguns gincaneiros não valorizam o trabalho de uma organizadora. Talvez por isso que hoje tenhamos sempre as mesmas organizadoras fazendo as gincanas mais importantes do estado... bom, pelo menos era assim, até esse ano.

Definitivamente, o ano de 2011 será o ano da consagração para algumas organizadoras que ainda tentam conquistar seu espaço no mundo gincaneiro. Duas das maiores gincanas do estado (São Jerônimo e Portão) serão organizadas por equipes relativamente novas. Abaixo segue uma seqüência de gincanas que irão ocorrer para os próximos meses:

=====

VII Gincana da Escola Visconde de Mauá (Butiá) - Dia 16 de julho de 2011
Organizadora: Equipe Retro, de Minas do Leão (equiperetro.wordpress.com)

É a mais nova da lista de organizadoras, e tem no momento o foco de organização gincanas menores, como gincanas escolares, embora boatos digam que já almejam uma organizar uma municipal no ano que vem. Tem pela frente a 7ª edição de uma gincana bem consagrada aqui na região, que é a da Escola Visconde de Mauá. Também organizará em novembro, a gincana da Escola Horta Barbosa (Minas do Leão). As tarefas podem ser vistas no site da equipe.

Iª Super Gincana Virtual - De 24 a 31 de julho de 2011
Organizadora: Equipe Esparta, de Portão (www.equipeesparta.com.br)

A Esparta, tentando divulgar ainda mais o seu nome e seu estilo de tarefas e organização, irá realizar uma gincana virtual, e as inscrições inclusive ainda estão abertas. Foi muito cotada para organizar as gincanas municipais de Minas do Leão e de São Jerônimo.

Gincana da Fundação Liberato (Novo Hamburgo) - Dias 15 e 16 de julho de 2011
Organizadora: Equipe Noturnos, de São Jerônimo (www.equipenoturnos.com.br)

A Noturnos não é uma organizadora assim tão nova (já existe desde 2006), porém também busca seu lugar ao sol. Tem pela frente uma gincana muito difícil, disputa e reconhecida em quase todo o estado, que é a gincana da Fundação Liberato. Para terem uma melhor noção do grau de dificuldade, as equipes participantes dessa gincana recebem apoio de equipes municipais de várias cidades, como Portão, Rolante, etc. Acredito ser esse o maior desafio na história da Noturnos, e uma boa gincana feita por eles pode ser o impulso para voos ainda maiores. As tarefas poderão ser acompanhadas através do site.

Gincana Municipal de São Jerônimo - Dias 17, 23, 24 e 25 de setembro de 2011
Organizadora: Equipe Esfinge (www.equipeesfinge.com.br)

A Esfinge organizou sua primeira gincana municipal ainda neste ano de 2011, que foi a da cidade de Vale Real. De todas as organizadoras será a que mais terá vida dura, pois terá pela frente uma das gincanas mais competitivas do estado. É uma verdadeira prova de fogo, principalmente por terem que se adaptar as regras impostas pela Liga das Equipes de São Jerônimo.

Gincana Municipal de Portão
Organizadora: Equipe Infinitum, de Gravataí (www.equipeinfinitum.com.br)

A Infinitum é mais uma equipe que não é tão nova assim (existe há 10 anos), e assim como a Esfinge deve ter pela frente uma pedreira das grandes ao encarar outra das grandes gincanas do estado. O longo tempo participando e também organizando gincanas, pode ser um fator positivo a favor deles para essa gincana.

====

Bem como puderam observar, opções de organizadoras não faltam pelo estado a fora. Se era de uma chance que muitas dessas equipes organizadoras precisavam, ela veio agora. Resta saber se a oportunidade será bem aproveitada. Racha Cuca e Enigma devem ter cuidado, pois podem ganhar rivais de peso, hehehe! Brincadeiras à parte, fica um boa sorte aqui a todas essas equipes organizadoras.

Nenhum comentário: